1988 - A perda do Pai
O ano de 1988 é trágico na vida da família Silva & Montanari, no mês de Dezembro, devido a um acidente automobilistico, falece aos 33 anos José Luiz Montanari, pai de Guilherme Montanari. Sua mãe Maria José da Silva Montanari começa a batalha para sozinha dar os ensinamentos para Guilherme e sua irmã Frederica Montanari Lourençato.
A família morava na cidade de Piracicaba/SP, pois José Luiz trabalhava na Usina Costa Pinto, moravam na Fazenda Limoeiro.
A morte trágica de um jovem de 33 anos, mesma idade hoje de Guilherme, começam a trazer marcas de luta na vida da família.






1982 - O nascimento
Guilherme da Silva Montanari, 33 anos, Funcionário Público Municipal de Carreira (Vigilância Sanitária), Gestor Público e Gerente de Projetos com especialização: Gerente de Convênios e Contratos pela Universidade Caixa, foi multiplicador do SICONV – Sistema de Convênios do Governo Federal e integrante de Comitê de elaboração e implementação de programas governamentais, experiência prática de mais de uma década em diversos municípios como Secretário Municipal, Diretor, Conselheiro, Interventor, Assessor e Consultor Técnico, é Professor e Consultor do IBRAP, filho de José Luiz Montanari (in memorian) e Maria José da Silva Montanari (Zezé – in memorian), casado com Marcela Valdevite Montanari, padrinho de Adriano dos Santos Lorençato Junior e pai de Maria Alice Valdevite Montanari, é Serranense com muito orgulho.

1999 - A Presidência do Grêmio Estudantil Olavo Bilac
O ano de 1999 é marcado pela assunção de Guilherme, da Presidência do Centro Nacionalista Olavo Bilac da Escola Estadual Otoniel Mota, um dos grêmios estudantis mais importantes do Estado de São Paulo.
No mesmo ano Guilherme, obtem sua primeira formação técnica, no SENAI de Ribeirão Preto no curso de Montagem, Manutenção e Configuração de Microcomputadores.
2000 - A partida da mãe
Uma profunda marca é cravada no ano 2000, após completar 40 anos de idade, e descobrir uma doença no pancrêas, falece Maria José da Silva Montanari - Zéze, que além de mãe, era amiga, companheira de pescaria, acampamento e linha dura na educação e ensinamentos.
Foram 18 anos de convivência sua mãe, o que foi suficiente para o estabelecimento de um laço eterno, hoje não por corpo mais pela alma.
As lembranças boas são milhares, infelizmente esta é a vida, hoje estamos aqui e amanhã? Só Deus sabe!
Guilherme e sua irmã Frederica juntos vão superando os desafios e construindo suas famílias.
2001 - Casamento e início da vida pública
A vida segue e em 2001 casa-se com Marcela Valdevite, e juntos a 15 anos estão formando a família Valdevite & Montanari, jovens no início, erros e acertos, o que prevalece é o amor verdadeiro, sentimento em contrução na caminhada da vida.
No mesmo ano, assume cargo na Prefeitura Municipal de Serrana através de Concurso Público, inicia-se sua vida pública na Divisão de Vigilância Sanitária de Serrana como fiscal sanitarista.

2004/05 - Chefe da Fiscalização Geral da P.M.S
Fiscal Sanitarista, atuou também como Chefe de Fiscalização Municipal(2004) e Diretor da Divisão de Vigilância Sanitária de Serrana (2005-2006), foi ainda Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Serrana (2006), membro do VISAT – Grupo Técnico Estadual no setor Canavieiros/CVS – Centro de Vigilância Sanitária Estadual e Relator da Força Tarefa “Canavieiros” ação da Direção Regional de Saúde de Ribeirão Preto e Ministério Público do Trabalho em 2006.
2006 - Diretor da Divisão de Vigilância em Saúde
Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Serrana (2006), membro do VISAT – Grupo Técnico Estadual no setor Canavieiros/CVS – Centro de Vigilância Sanitária Estadual e Relator da Força Tarefa “Canavieiros” ação da Direção Regional de Saúde de Ribeirão Preto e Ministério Público do Trabalho em 2006.

2007 - Diretor do Depto Municipal de Saúde
Atuou como Diretor do Departamento Municipal de Saúde de Serrana (Divisão de Atendimento) no ano de
2007, sendo responsável pela captação de recursos, setor de faturamento, Coordenação do Plano Municipal
de Saúde, participou na implantação da Unidade de Saúde Mental de Serrana, foi ainda membro do Conselho Municipal de Saúde (2004-2007). Coordenou em 2008, as implantações dos Programas Farmácia Popular do Brasil, CEO – Centro de Especialidades Odontológicas do Programa Brasil Sorridente e aprovou junto ao Ministério da Saúde as implantações da UPA 24 horas e SAMU em Serrana.

2008 - Assessor de Projetos
Em 2008 atuou como técnico em captação de recursos e supervisor junto a Secretaria Municipal de Administração e Finanças da Prefeitura Municipal de Serrana, auxiliou a Santa Casa de Misericórdia de Serrana junto o Ministério da Saúde em convênio (850mil) firmado para termino das obras do 2 andar do prédio, atualmente cedido ao Governo de São Paulo/SP.
2009/10 - Diretor de Projetos e Des. Econômico
Foi Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (2010), Presidente do Conselho de Instalação Industrial (COMIN) e membro da Comissão de Implantação do Plano Diretor. Em 2009 assumiu o Planejamento da Prefeitura Municipal de Serrana, foi Chefe de Gabinete do Prefeito de Serrana, Diretor de Projetos e Desenvolvimento Econômico e Gerente de Convênios. Coordenou as implantações dos Programas: ETEC – Escola Técnica Estadual “Ângelo Cavalheiro” e PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador em 2010.


2011/12 - Secretário de Governo e Gestão Pública
Foi Secretário de Governo e Gestão Estratégica na Prefeitura Municipal de Barretos, (2011), Presidente da Comissão de Instalação de Centro Olímpico/COB (2011), Coordenador da Municipalização do Aeroporto Chafei Ansei, Presidente do Conselho da Cidade (2012) e Gestor do Cine Cultural de Barretos. Foi multiplicador do SICONV – Sistema de Convênios do Governo Federal/Ministério do Planejamento.

2003 - Nascimento do Afilhado
Da mesma maneira que a vida nos tira, também nos repara, nos conforta, no dia 10 de Novembro nasce o afilhado Adriano dos Santos Lourençato Júnior, garoto inteligente e precioso, alma do bem que foi nos enviado para alegrar a vida da família.


2015 - Interventor da Santa
Casa de Misericórdia de Serrana
Em Maio de 2015 assumiu a Intervenção da Soc. Beneficente Santa Casa de Misericórdia de Serrana, onde atuou até Agosto do mesmo ano. Apesar do pouco tempo na entidade, implantou diversas melhorias como, a substituição da cesta básica dos funcionários por Ticket Alimentação, Inauguração de Centro Oftalmológico, Inauguração de Posto de Coleta Laboratorial, Programa de Estágios e Programa Aprendiz Legal em parceria com o CIEE, a retomada de pagamento e encargos em dia dos funcionários e a conquista de habilitação junto à Direção Regional de Saúde e Ministério da Saúde de incremento no teto financeiro da entidade para leitos de longa permanência.

2015 - O nascimento da filha
No dia 27 de Novembro de 2015, o grande significado de estar vivo vem ao mundo, o nascimento da filhas Maria Alice Valdevite Montanari, pouco a pouco a família Valdevite & Montanari vai se estabelecendo.
2014 - Candidato à Deputado Estadual
Decide se candidatar para Deputado Estadual, com uma campanha pequena com foco nas propostas de desenvolvimento regional e discussões sobre Serrana. Grande experiência de vida e política, ao final do pleito Guilherme obteve 1208 votos, sendo que 689 na cidade de Serrana sua base política. É suplente estando na 799 colocação para assunção de cadeira na ALESP.

2016 - Diretor da Vigilância Sanitária de Serrana
Pela segunda vez, assume em 2016 a Diretoria da Divisão de Vigilância Sanitária de Serrana, com ações para a estruturação processual e legal da Divisão. Conseguiu a aprovação de legislações municipais que garantiram a reestruturação da VISA, adquiriu nova viatura para a equipe de Fiscalização e iniciou a implantação de Laboratório Municipal para Controle de Qualidade de Água, desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente “Drone no combate à Dengue” e “Execução de entrada forçada em imóveis no combate à dengue”.
2016 - Professor de Gestão Pública
É convidado pelo Presidente do IBRAP - Instituto Brasileiro de Administração Pública, para integrar o quadro da instituição de mais de 30 anos, como Professor e Consultor Técnico.
Discente em Gestão Pública pela UNIDERP de Ribeirão Preto/SP, pretende no ano de 2017 ingressar em Especialização em Gestão de Cidades.
2016 - Candidato a vereador em Serrana
Dando continuidade em seu projeto político, Guilherme filia-se no PDT - Partido Democrático Trabalhista e pretende disputar sua primeira eleição na sua terra natal: Serrana. Atendendo aos anseios da sociedade Serranense, que clama por melhor representatividade na Camara Municipal de Vereadores, define pré-candidatura a Vereador e inicia uma ampla discussão para um projeto legislativo adequado para os novos tempos na política.
Acredita na polítia como instrumento de transformação social, apesar de novo em idade, acumula vasta experiência na Gestão e Administração Pública o que poderá contribuir para um bom mandato, boa produção legislativa se assim for a vontade de Deus. 131 votos

2017 - Diretor da Vigilância Sanitária de Serrana
Pela terceira vez, assume em 2016 a Diretoria da Divisão de Vigilância Sanitária de Serrana, com ações para a estruturação processual e legal da Divisão. Conseguiu a aprovação de legislações municipais que garantiram a reestruturação da VISA, adquiriu nova viatura para a equipe de Fiscalização e iniciou a implantação de Laboratório Municipal para Controle de Qualidade de Água, desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente “Drone no combate à Dengue” e “Execução de entrada forçada em imóveis no combate à dengue”.
2016 - Formação em Adm Pública (Gestor Público)
Pela terceira vez, assume em 2016 a Diretoria da Divisão de Vigilância Sanitária de Serrana, com ações para a estruturação processual e legal da Divisão. Conseguiu a aprovação de legislações municipais que garantiram a reestruturação da VISA, adquiriu nova viatura para a equipe de Fiscalização e iniciou a implantação de Laboratório Municipal para Controle de Qualidade de Água, desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente “Drone no combate à Dengue” e “Execução de entrada forçada em imóveis no combate à dengue”.
2018 - Especialista em Vigilância Sanitária
Pela terceira vez, assume em 2016 a Diretoria da Divisão de Vigilância Sanitária de Serrana, com ações para a estruturação processual e legal da Divisão. Conseguiu a aprovação de legislações municipais que garantiram a reestruturação da VISA, adquiriu nova viatura para a equipe de Fiscalização e iniciou a implantação de Laboratório Municipal para Controle de Qualidade de Água, desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente “Drone no combate à Dengue” e “Execução de entrada forçada em imóveis no combate à dengue”.
2018 - UFSCAR - Gestão Pública
Pela terceira vez, assume em 2016 a Diretoria da Divisão de Vigilância Sanitária de Serrana, com ações para a estruturação processual e legal da Divisão. Conseguiu a aprovação de legislações municipais que garantiram a reestruturação da VISA, adquiriu nova viatura para a equipe de Fiscalização e iniciou a implantação de Laboratório Municipal para Controle de Qualidade de Água, desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente “Drone no combate à Dengue” e “Execução de entrada forçada em imóveis no combate à dengue”.
2018 - Publicação Livro (gp e água)
Pela terceira vez, assume em 2016 a Diretoria da Divisão de Vigilância Sanitária de Serrana, com ações para a estruturação processual e legal da Divisão. Conseguiu a aprovação de legislações municipais que garantiram a reestruturação da VISA, adquiriu nova viatura para a equipe de Fiscalização e iniciou a implantação de Laboratório Municipal para Controle de Qualidade de Água, desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente “Drone no combate à Dengue” e “Execução de entrada forçada em imóveis no combate à dengue”.
2018 - Presidente do Sinprovisa
Pela terceira vez, assume em 2016 a Diretoria da Divisão de Vigilância Sanitária de Serrana, com ações para a estruturação processual e legal da Divisão. Conseguiu a aprovação de legislações municipais que garantiram a reestruturação da VISA, adquiriu nova viatura para a equipe de Fiscalização e iniciou a implantação de Laboratório Municipal para Controle de Qualidade de Água, desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente “Drone no combate à Dengue” e “Execução de entrada forçada em imóveis no combate à dengue”.